SANTIAGO DO CHILE

santiago
Injustamente relegada a segundo plano, Santiago hoje é apenas a escala de uma viagem à Patagônia, ao Atacama, aos Lagos Andinos ou a alguma estação de esqui. Pena. Quem não caminha pela capital do Chile deixa de curtir a atual prosperidade econômica, as ruas limpas e seguras, as construções com ar europeu de alguns bairros e a modernidade dos prédios de aço escovado e vidro fumê. O principal: perde um pouco de sua história e suas tradições.
Tome a troca da guarda, por exemplo, e veja como o lema dos carabineiros do Chile é levado muito a sério: “Ordem e Pátria”. O espetáculo acontece no Palacio de la Moneda, sede do governo nacional. Dali, pela porta de serviço na Calle Morandé, saiu o corpo de Salvador Allende na manhã de 11 de setembro de 1973, dia do golpe dado por Pinochet. A porta foi emparedada no governo militar porque se temia que o povo rendesse culto ali ao presidente socialista, mas agora está aberta.
É muito bom caminhar, por exemplo, pelo Paseo Ahumada, o primeiro boulevard construído em Santiago. Ou descobrir o Morro Santa Lucia, onde o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago del Nuevo Extremo, em 12 de fevereiro de 1541. Ali se podem admirar fontes, chafarizes e canhões de defesa.
Bem-humorada, a população santiaguina, como no resto do país, trata muito bem os turistas brasileiros. Os vendedores do Mercado Central, por exemplo, sempre fazem a piadinha de pegar um pequeno polvo e dizer sorrindo: “Aqui está seu presidente Lula”.

santiago3

DDD:: 2
Língua oficial:: espanhol
Moeda:: peso chileno
Visto:: não é necessário
Informações turísticas:: http://www.santiago.cl
Embaixada do Brasil em Santiago: Alonso Ovalle, 1665, (562) 876-3400
Hora local:: – 1h
Melhor época:: Santiago resplandece no verão. O céu fica limpo, e os Andes despontam. Nessa época, a temperatura vai de 21 ºC a 30 ºC. Os santiaguinos correm às praias, e a metrópole é dos turistas, que pagam preços de alta temporada. De maio a agosto chove e as temperaturas ficam por volta dos 10 ºC. Os preços baixam e é possível praticar esportes de neve — na cordilheira, a temporada de esqui vai de junho a outubro. Como toda capital que se preze, Santiago tem atrações o ano inteiro. As Fiestas Patrias, por exemplo, acontecem em setembro
Chamadas a cobrar:: 800 360 220 (Embratel) e 800 211 515 (Telefônica, serviço válido apenas para São Paulo)
Transporte:: o trânsito de Santiago é caótico como o de São Paulo. Por isso mesmo, o melhor é andar a pé ou de bicicleta — a maioria das atrações turísticas fica na região central. Os pontos de interesse mais distantes são servidos pelo metrô, que é bem limpo, confortável e corta boa parte da cidade.

DICA DO VIAJANTE:
‘A barraca de frutos do mar do Mercado Municipal tem três peixes especiais: picorocos, machas e locos. A região pesqueira de Putañeras é rica em centollas, uma espécie de caranguejo gigante que pode medir até 70 centímetros’, Alex Atala, chef de cozinha.

About these ads

2 Respostas para “SANTIAGO DO CHILE

  1. Gosto da ciddade

  2. Alô…Alô… Adorei os comentários sobre a cidade!!!
    Estarei lá em maio de 2010, para conferir e colocar em prática as sugestões.

    Um forte abraço,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s